terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

HRA: Equipe de buco-maxilo-facial comemora recorde de cirurgia

Unidade é referência para o Interior do Estado

No ano de 2013, a equipe de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado e Caruaru, bateu novo recorde de procedimentos realizados. Ao todo, foram 347 cirurgias. Esse número se deve ao fato de a unidade de saúde ser referência no serviço de trauma facial no interior do Estado e a grande demanda de pacientes que dão entrada na Emergência. Em 2012 foram realizadas 330 cirurgias.
De acordo com o coordenador de cirurgia buco-maxilo-facial do HRA, Airton Vieira, hoje o hospital dispõe de uma alta rotatividade nos leitos de enfermaria porque os pacientes passam menos tempo internados, o que diminui significativamente os custos hospitalares e o risco de infecção hospitalar. “Eles são atendidos, inicialmente, na Emergência, recebem os primeiros cuidados das diversas especialidades e, após estabilizados, em caso de fraturas faciais, são internados, preparados e operados durante a semana. Após a alta, são acompanhados no ambulatório até a completa recuperação”, explicou.
Além das cirurgias de trauma, o serviço atende ainda, no ambulatório da unidade, pacientes portadores de deformidades dento-faciais, patologias maxilo-faciais, infecções odontogênicas e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM). Airton Vieira destaca uma ferramenta importante para o andamento e a qualidade desse serviço: a existência do Programa de Residência em cirurgia buço-maxilo-facial, que contribui para a rotatividade da clínica. O programa, que é reconhecido e credenciado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, tem duração de três anos e recebe dois residentes anualmente. Já passaram pelo HRA residentes de diversos Estados do Nordeste como Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.
As pesquisas e publicações realizadas pela equipe também são de grande importância. Somente no ano de 2013, cinco trabalhos da residência foram publicados no Brazilian Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, revista de maior impacto na área no Brasil. Vale ressaltar a participação dos residentes em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos no Regional do Agreste. Também, dentre os preceptores estaffs, que fazem parte da residência, boa parte possui mestrado e doutorado, contribuições para esse considerável número de publicações.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar!