segunda-feira, 17 de novembro de 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS AO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO MAXILO FACIAL DO ESTADO (PE), 2015.

A Secretaria Estadual de Saúde/PE torna público que será realizado através do Instituto de Apoio à Universidade de  Pernambuco – IAUPE.


Para maiores informações: www.upenet.com.br

terça-feira, 7 de outubro de 2014

PRIMEIRA CIRURGIA ARTROSCÓPICA REALIZADA PELA EQUIPE DE RESIDÊNCIA EM CTBMF-HRA

Equipe da Residência em CTBMF HRA/PE realiza primeira cirurgia artroscópica para tratamento de distúrbios álgicos e funcionais das articulações temporomandibulares.

A DTM (Disfunção Temporo Mandibular) é de origem multifatorial e representa, hoje, um dos motivos de maior procura aos ambulatórios da especialidade. Geralmente, está associada a dor (leve, moderada ou severa) e limitação de função (abertura bucal, mastigação, fonação, entre outras).
O diagnóstico é complexo, baseado em correto exame físico e exames complementares. Existem diversas formas de tratamento, sendo a abordagem artroscópica uma opção atual, minimamente invasiva e de resultados satisfatórios.

domingo, 17 de agosto de 2014


XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL


A residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial do Hospital Regional do Agreste, Caruaru/PE, compareceu ao XXII Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, realizado em Campina Grande/PB, e parabeniza a equipe organizadora do evento pelo excelente trabalho.
Na ocasião, a residência foi representada pelo seguinte trabalho intitulado: "MANDIBULAR PATHOLOGIC FRACTURE ASSOCIATED WITH AN EXTENSIVE LANGERHANS CELL HISTIOCYTOSIS: CASE REPORT".

terça-feira, 10 de junho de 2014

INCENTIVO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA PERMANECE FORTE NA RESIDÊNCIA DE CTBMF DO HRA/CARUARU.

A produção e publicação científica de artigos para o ano de 2014 se inicia com dois novos trabalhos publicados em revista indexada, baseados no trabalho e protocolos seguidos pela residência de CTBMF do Hospital Regional do Agreste.

TRABALHOS: 

1- ALTERAÇÕES TRANSVERSAIS DA MAXILA: AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DOS TRATAMENTOS CIRÚRGICOS E ORTOPÉDICOS.

2- EXTENSO CISTO DERMÓIDE EM REGIÃO SUBMENTONIANA: RELATO DE CASO

(Seguir a sessão de "Publicações" para download dos artigos)

Parabéns a toda a equipe pelo empenho e que a produção continue!

domingo, 27 de abril de 2014

RESIDÊNCIA DO HRA ESTARÁ PRESENTE NO IX ENCONTRO NORTE NORDESTE DE CTBMF.


A residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Regional do Agreste marcará presença no IX ENNEC que acontecerá em Recife/PE. Foram enviados 06 trabalhos científicos aceitos pela banca examinadora.

1- RESSECÇÃO PARCIAL SEGUIDO DE RECONSTRUÇÃO IMEDIATA COM ENXERTO MICROVASCULARIZADO DE UM AMELOBLASTOMA EM MANDÍBULA: RELATO DE CASO
APRESENTADOR - DIOGO DE OLIVEIRA SAMPAIO

2- PAPILOMA EXTENSO EM CAVIDADE ORAL - RELATO DE CASO 
APRESENTADOR: ANA CARINE FERRAZ RAMEIRO

3- MIÍASE DE FACE E CAVIDADE ORAL - REVISÃO DE LITERATURA ILUSTRADA
APRESENTADOR - BRUNO LUIZ MENEZES DE SOUZA

4- TÉCNICA CIRÚRGICA ALTERNATIVA NA ABORDAGEM DE FÍSTULAS BUCO-SINUAIS EXTENSAS: RELATO DE CASO 
APRESENTADOR - BRUNO LUIZ MENEZES DE SOUZA

5- ARTROCENTESE: ANÁLISE DA MELHORA NOS SINTOMAS DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DE 5 PACIENTES
APRESENTADOR - DANIEL FERREIRA DO NASCIMENTO

6- REPOSICIONAMENTO DE DISCO NO TRATAMENTO DO DESLOCAMENTO ANTERIOR DO DISCO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR - RELATO DE CASO
APRESENTADOR - DANIEL FERREIRA DO NASCIMENTO



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

HRA: Equipe de buco-maxilo-facial comemora recorde de cirurgia

Unidade é referência para o Interior do Estado

No ano de 2013, a equipe de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado e Caruaru, bateu novo recorde de procedimentos realizados. Ao todo, foram 347 cirurgias. Esse número se deve ao fato de a unidade de saúde ser referência no serviço de trauma facial no interior do Estado e a grande demanda de pacientes que dão entrada na Emergência. Em 2012 foram realizadas 330 cirurgias.
De acordo com o coordenador de cirurgia buco-maxilo-facial do HRA, Airton Vieira, hoje o hospital dispõe de uma alta rotatividade nos leitos de enfermaria porque os pacientes passam menos tempo internados, o que diminui significativamente os custos hospitalares e o risco de infecção hospitalar. “Eles são atendidos, inicialmente, na Emergência, recebem os primeiros cuidados das diversas especialidades e, após estabilizados, em caso de fraturas faciais, são internados, preparados e operados durante a semana. Após a alta, são acompanhados no ambulatório até a completa recuperação”, explicou.
Além das cirurgias de trauma, o serviço atende ainda, no ambulatório da unidade, pacientes portadores de deformidades dento-faciais, patologias maxilo-faciais, infecções odontogênicas e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM). Airton Vieira destaca uma ferramenta importante para o andamento e a qualidade desse serviço: a existência do Programa de Residência em cirurgia buço-maxilo-facial, que contribui para a rotatividade da clínica. O programa, que é reconhecido e credenciado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, tem duração de três anos e recebe dois residentes anualmente. Já passaram pelo HRA residentes de diversos Estados do Nordeste como Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.
As pesquisas e publicações realizadas pela equipe também são de grande importância. Somente no ano de 2013, cinco trabalhos da residência foram publicados no Brazilian Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, revista de maior impacto na área no Brasil. Vale ressaltar a participação dos residentes em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos no Regional do Agreste. Também, dentre os preceptores estaffs, que fazem parte da residência, boa parte possui mestrado e doutorado, contribuições para esse considerável número de publicações.




Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial