Este mês, a equipe de residentes de cirurgia bucomaxilofacial (CBMF) do Hospital Regional do Agreste (HRA) realizou mais uma cirurgia inédita: ressecção de tumor de mandíbula com reconstrução imediata. O procedimento consistiu na retirada de um agressivo tumor benigno de mandíbula direita, que estava crescendo de maneira invasiva, causando expansão óssea com consequente deformidade facial em um paciente de 28 anos.
De acordo com o coordenador da residência de cirurgia bucomaxilofacial da unidade, Belmino Torres, o paciente apresentou o tumor, diagnosticado como Ameloblastoma, há cerca de um ano. “Este tumor estava prejudicando a sua função mastigatória e sua fonação. Caso a cirurgia não fosse realizada, o paciente correria o risco de ter o tumor aumentado, comprometendo sua mandíbula do lado contralateral. Vale salientar que, em casos muito raros, existe a possibilidade de transformação maligna do tumor. E essa chance aumenta com o tempo”, explicou.
A técnica utilizada na cirurgia foi a hemimandibulectomia e reconstrução imediata com uma prótese de côndilo customizada. Esse tipo de procedimento foi feito pela primeira vez no HRA e no interior de Pernambuco. A cirurgia durou cerca de seis horas e aconteceu sem intercorrências. Oito profissionais participaram do processo: o coordenador da residência de bucomaxilofacial e chefe da equipe cirúrgica, três residentes, um instrumentador, um circulante de sala, um anestesista e um residente de anestesia.
Passada a cirurgia, o paciente encontra-se bem, em processo de cicatrização condizente com o tempo cirúrgico; não apresenta queixas e está retornando às suas atividades mastigatórias e fonéticas. “Ele relata estar satisfeito com o resultado estético propiciado pela prótese e já está em acompanhamento com fonoaudióloga e fisioterapeuta”, comemorou Belmino Torres.