quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UMA NOITE DE APRENDIZADO


No dia 09/12/13 nossa reunião clínica foi abrilhantada com a presença da Dra. Danielle Lago e Dr. Ernesto Domingues especialistas em Radiologia odontológica e responsáveis pela DOC FACE, clínica radiológica com grande nome na região, ambos trouxeram a residência novidades sobre a tomografia computadorizada, dando um foco principal na TC de feixe cônico. Foi mostrado também durante a aula a utilização do dental slice um programa de planejamento virtual.


Nosso coordenador Dr. Belmino Torres abraçado com os convidados e junto com os residentes


A residência agradece a grande aula ministrada pela Dra. Danielle Lago e Dr. Ernesto Domingues.




VAGAS DA RESIDÊNCIA DE BUCO-MAXILO-FACIAL DO HRA JÁ CONSTAM NO EDITAL



Nesta semana foi corrigido o edital para as residências multiprofissionais do estado de Pernambuco, constando as vagas para as residências de enfermagem e a de buco-maxilo-facial do hospital regional do agreste (HRA).

O link para acessar o edital:  www.upenet.com.br



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

LANÇADO O EDITAL PARA RESIDÊNCIA DE CTBMF NO ESTADO DE PERNAMBUCO 2014



Foi publicado hoje o edital para residências médicas e multiprofissionais do estado de Pernambuco do ano 2014, inclusive para a especialidade de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (CTBMF). 


VISUALIZAR EDITAL:




NOTA: NESTE EDITAL NÃO CONSTA AS VAGAS DE CTBMF DO HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE (HRA), NEM DE OUTRAS RESIDÊNCIAS MÉDICAS E MULTIPROFISSIONAIS JÁ EXISTENTES NO HRA. DEIXAMOS CLARO QUE A NOSSA RESIDÊNCIA NÃO "FECHARÁ", O QUE HOUVE FOI APENAS UMA FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE A SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO COM AS COORDENAÇÕES DAS RESIDÊNCIAS DO HRA. DE ANTEMÃO FOI-NOS PASSADO QUE EM BREVE SERÁ LANÇADO UMA ERRATA E NESTA JÁ CONSTARÁ AS 02 (DUAS) VAGAS PARA A RESIDÊNCIA DE CTBMF DO HRA, ASSIM COMO AS VAGAS DAS DEMAIS RESIDÊNCIAS DO HRA. GOSTARÍAMOS DE ENFATIZAR QUE NOSSA RESIDÊNCIA CONTINUARÁ DE "PORTAS ABERTAS", POIS A CADA ANO BATEMOS RECORDE NO NÚMERO DE CIRURGIAS REALIZADAS E CADA VEZ MAIS PROMOVEMOS CIRURGIAS INÉDITAS NUNCA REALIZADAS ANTES NA REGIÃO.


DESEJAMOS A TODOS UMA BOA PROVA E EM BREVE DIVULGAREMOS NOVIDADES!!


PARA OUTRAS INFORMAÇÕES ENTRAR EM CONTATO CONOSCO PELO EMAIL ABAIXO:




domingo, 10 de novembro de 2013

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

REPORTAGEM DE UM CASO DE FRATURA FACIAL POR ACIDENTE ESPORTIVO



Mais uma reportagem que não nos proporciona um grande conhecimento científico das fraturas faciais, contudo nos mostra como ocorre com certa frequência os acidentes esportivos, que é uma das etiologias das fraturas faciais, sendo neste caso uma fratura do osso zigomático; mostra também como o profissional conduziu o pós operatório neste caso, onde o jogador precisou voltar ao esporte rapidamente sendo feito o uso de máscaras e protetores bucais para seu retorno.


Zagueiro dos juniores do Bota celebra recuperação de lesão impressionante

Verdini, de 18 anos, sofreu fratura em osso no rosto após choque em treino no último dia 20, mas, após cirurgia, já está liberado para atividades físicas.


Zagueiro dos juniores do Botafogo, Verdini, de 18 anos, comemora a recuperação de uma contusão impressionante ocorrida no treino da equipe no último dia 20, no Engenhão. Após choque com o goleiro, o garoto sofreu uma fratura no osso zigomático e na lateral da órbita, o que causou um inchaço imediato de seu rosto, assustando o jogador e os companheiros. Ele se submeteu a uma cirurgia no dia 21 e nesta semana recebeu a liberação para retomar as atividades físicas, sob a condição de  usar máscara durante um mês - a pedido do próprio Verdini, ele também terá um protetor bucal.


- Eu estava marcando um companheiro, nem vi o goleiro saindo. Só senti o choque e um zumbido no ouvido. Quando caí no chão, vieram os médicos. Eu não sentia nada. Me tiraram do treino, eu ainda queria voltar. Após o exame de raio-x e a tomografia, foi constatado que havia a fratura. No dia seguinte, já operei - recordou o zagueiro ao site oficial do Botafogo.
Na última quarta-feira, Verdini foi ao Engenhão ao lado da mãe para fazer os moldes da máscara e do protetor. Ele agradeceu aos profissionais do departamento odontológico do Alvinegro, que coordenou o tratamento, e lembrou que a recuperação foi mais rápida do que a previsão inicial dos médicos alvinegros.
- A previsão era de um mês. Como completaram 20 dias na quarta, ganhei 10 dias para treinar. Vou colocar a máscara e o protetor, me recondicionar e voltar mais forte do que antes.




terça-feira, 8 de outubro de 2013

CASO CLÍNICO ATUALIZADO



LUXAÇÃO RECIDIVANTE DA ATM TRATADO COM EMENECTOMIA


A luxação da articulação temporomandibular (ATM) se dá por hiperexcursão condilar em direção anterior, à eminência articular, a ultrapassando e permanencendo fora da cavidade articular até o reposicionamento manual através da manobra de Nelator. Essa condição acarreta inabilidade para fechar a boca, dificuldade de fonação, tensão muscular e forte sintomatologia álgica. Casos de luxação mandibular recidivante tem clara indicação cirúrgica. Dentre as abordagens cirúrgicas propostas na literatura, a eminectomia é a técnica que vem apresentando melhores resultados funcionais, consistindo na remoção da eminência articular, permitindo livre excursão condilar.








quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bucomaxilofacial: HRA faz cirurgia inédita


Mais uma vez a residência de CTBMF do Hospital Regional do Agreste mostra sua competência:


Este mês, a equipe de residentes de cirurgia bucomaxilofacial (CBMF) do Hospital Regional do Agreste (HRA) realizou mais uma cirurgia inédita: ressecção de tumor de mandíbula com reconstrução imediata. O procedimento consistiu na retirada de um agressivo tumor benigno de mandíbula direita, que estava crescendo de maneira invasiva, causando expansão óssea com consequente deformidade facial em um paciente de 28 anos.

De acordo com o coordenador da residência de cirurgia bucomaxilofacial da unidade, Belmino Torres, o paciente apresentou o tumor, diagnosticado como Ameloblastoma, há cerca de um ano. “Este tumor estava prejudicando a sua função mastigatória e sua fonação. Caso a cirurgia não fosse realizada, o paciente correria o risco de ter o tumor aumentado, comprometendo sua mandíbula do lado contralateral. Vale salientar que, em casos muito raros, existe a possibilidade de transformação maligna do tumor. E essa chance aumenta com o tempo”, explicou.

A técnica utilizada na cirurgia foi a hemimandibulectomia e reconstrução imediata com uma prótese de côndilo customizada. Esse tipo de procedimento foi feito pela primeira vez no HRA e no interior de Pernambuco. A cirurgia durou cerca de seis horas e aconteceu sem intercorrências. Oito profissionais participaram do processo: o coordenador da residência de bucomaxilofacial e chefe da equipe cirúrgica, três residentes, um instrumentador, um circulante de sala, um anestesista e um residente de anestesia.

Passada a cirurgia, o paciente encontra-se bem, em processo de cicatrização condizente com o tempo cirúrgico; não apresenta queixas e está retornando às suas atividades mastigatórias e fonéticas. “Ele relata estar satisfeito com o resultado estético propiciado pela prótese e já está em acompanhamento com fonoaudióloga e fisioterapeuta”, comemorou Belmino Torres.




Residentes do HRA apresentam trabalho em Congresso


Reportagem que foi publicada pela Secretaria Estadual de Sáude de Pernambuco:


Equipe apresentou cinco trabalhos no 22º Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

No último mês de agosto, os residentes de Cirurgia Bucomaxilofacial (CBMF) do Hospital Regional do Agreste (HRA), Pedro Henrique Lopes, Diogo Sampaio e Ana Carine Ferraz, participaram do 22º Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (COBRAC), no Rio de Janeiro.
O evento, que registrou a presença de grandes profissionais da área, contou com simpósios, workshops, cursos, palestras, apresentações de temas livres e pôsteres digitais. Além disso, foram realizadas atividades pré-congresso com diversos cursos ministrados.
No congresso, os residentes do HRA apresentaram cinco trabalhos, sendo dois temas livres e três pôsteres digitais. Foram eles: “Técnicas e Dispositivos Auxiliares na Intubação para Cirurgia Bucomaxilofacial”; “Tratamento do Tumor Odontogênico Epitelial Calcificante em Mandíbula: relato de caso”; Ressecção Parcial e Reconstrução Imediata com Crista Ilíaca em Ameloblastoma de Mandíbula: relato de caso”; Diagnóstico Diferencial de Patologia de Hipomobilidade da ATM: alongamento do processo coronóide” e “Indicações e Tratamento da Discopexia: relato de caso”.
“A participação da equipe do HRA no COBRAC 2013 foi de grande importância, pois houve o enriquecimentos teórico e prático para todos, que se transferiram em forma de benefício aos pacientes atendidos em nosso serviço”, destacou o corrdenador da Residência de Cirurgia Bucomaxilofacial  do HRA, Belmino Torres.
Os residentes do HRA estiveram acompanhados, durante o evento, do coordenador, Belmino Torres, e dos preceptores José Eudes Protázio e Maria Cristina Andrade.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ATÉ LOGO AO COBRAC





Foi com muita satisfação que a residência de cirurgia buco-maxilo-facial do HRA participou dos 5 dias de COBRAC no Rio de Janeiro, estivemos presentes em simpósios, work-shops, palestras nacionais e internacionais, atividades pré-congresso e principalmente levando nossos trabalhos em 2 temas livres e 3 painéis digitais.
Aqui abaixo estarão expostos algumas fotos da nossa passagem pelo COBRAC 2013 e na parte de galeria de imagens algumas fotos nossa na cidade maravilhosa.
Nosso próximo compromisso é em Barcelona no ICOMS 2013, no mês de outubro, onde irá reunir os maiores cirurgiões da área em todo o mundo.










domingo, 4 de agosto de 2013

TRABALHOS ACEITOS NO COBRAC 2013





Cinco trabalhos enviados pelos residentes foram aceitos no Congresso Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do ano de 2013, sendo três como pôster digital e dois como tema livre e além disto a residência será representada pelo seu coordenador, Dr. Belmino Torres como avaliador dos trabalhos do COBRAC 2013.



terça-feira, 2 de julho de 2013

RESIDÊNCIA DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL PARTICIPA DE CONGRESSO INTERNACIONAL



          Entre os dias 21 e 24 de outubro deste ano, dois membros da equipe da residência de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Regional do Agreste (HRA) estarão em Barcelona/Espanha participando do “21st International Conference on Oral and Maxillofacial Surgery – 21st ICOMS. O coordenador da residência de cirurgia buco-maxilo-facial, Belmino Torres, e o residente, Pedro Henrique Lopes, enviaram dois trabalhos ao ICOMS e, receberam a notícia de que haviam sido aprovados para apresentação no congresso, que é considerado um dos melhores do mundo.
          Os dois profissionais estarão em Barcelona para apresentar os trabalhos com os seguintes temas:“Resection and immediate reconstruction of calcifying epithelial odontogenic tumor: a case report” e “Epidemiological study of maxillofacial trauma prevalence of Hospital Regional do Agreste/ Caruaru – PE – Brasil in 2012″. Os trabalhos também serão publicados no Jornal Internacional de Cirurgia Oral e Maxilo-Facial.
           De acordo com o coordenador da residência de cirurgia buco-maxilo-facial do HRA, Belmino Torres, a seleção dos trabalhos para um congresso mundial, como o ICOMS, é a prova da dedicação dos profissionais que atuam no Regional do Agreste: “A residência vem crescendo, se aperfeiçoando em seus propósitos, tentando formar bons cirurgiões. Esta aprovação dos trabalhos no ICOMS foi motivo de grande satisfação e prova concreta do trabalho que estamos desenvolvendo no Regional do Agreste. É a primeira vez que a residência vai apresentar um trabalho fora do Brasil e isso nos deixa orgulhosos e ao mesmo tempo grato pela oportunidade”, comemorou.
            Os trabalhos aprovados no congresso foram desenvolvidos por todo o quadro da residência, incluindo os preceptores José Eudes Protázio e Maria Cristina de Andrade. Atualmente a residência de cirurgia buco-maxilo-facial do HRA conta com seis residentes: Pedro Henrique Lopes, Ilberto Cândido, Ana Carine Ferraz, Diogo Sampaio, Bruno Menezes e Daniel Ferreira.


domingo, 2 de junho de 2013

Número de mortes em acidente com moto sobe 263,5% em 10 anos



Mais uma reportagem interessante publicada pela globo.com confirma o que nós profissionais que trabalhamos em ambiente hospitalar observamos na prática diária, que é o crescimento exorbitante do número de acidentes por moto; inclusive este assunto foi base de uma pesquisa realizada pela residência de CTBMF do hospital regional do agreste em caruaru-PE, onde mostrou que esta etiologia é a mais comum entre os pacientes operados pela equipe da residência, chegando a ser o dobro da segunda colocada; a agressão física. Bom ressaltar que este trabalho será apresentado no congresso mundial de cirurgia oral e maxilo facial em Barcelona na Espanha. Muitos desses acidentes são devido a não utilização do equipamento de segurança, como por exemplo, o capacete e também a ingestão de bebidas alcoólicas.

Por vezes nós profissionais da CTBMF do HRA ao realizarmos o primeiro atendimento de paciente vítima de trauma, fazemos a seguinte pergunta de forma automática “foi acidente de moto?” e o engraçado se assim podemos dizer, é que a grande maioria das vezes a resposta é sim.



Link da reportagem:



terça-feira, 28 de maio de 2013

TRABALHOS ENVIADOS PELA RESIDÊNCIA DE BUCOMAXILO DO HRA AO ICOMS 2013, FORAM APROVADOS!





TRABALHOS ACEITOS:


  1. Resection and Immediate Reconstruction of Calcifying Epithelial Odontogenic Tumor: a Case Report
  2. Epidemiological study of maxillofacial trauma prevalence of hospital regional do agreste / Caruaru - PE – Brasil in 2012

terça-feira, 7 de maio de 2013

Mais um caso interessante que virou notícia no Brasil



Marido atinge acidentalmente mulher com arpão em Arraial do Cabo, RJ


Acidente aconteceu quando o marido limpava o arpão de caça submarina.
Mulher foi operada no Hospital de Araruama e passa bem.






A moradora de Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio, Elisangela Borborema Rosa, de 28 anos, foi atingida por um arpão na última segunda-feira (6). Segundo a família, ela estava na cozinha de sua casa quando foi atingida pelo arpão de caça submarina, que estava sendo manuseado pelo marido na sala. O equipamento entrou pela mandíbula de Elisangela e a ponta ficou alojada na coluna cervical.
Ela foi levada para o hospital de Arraial do Cabo e logo em seguida, transferida para o Hospital Regional de Araruama. Lá Elisangela foi atendida por uma equipe que incluiu especialistas em neurocirurgia, cirurgia vascular, geral, plástica e bucomaxilofacial.
Segundo o hospital, menos de 24 horas após a cirurgia, Elisangela passa bem e a expectativa é que ela fique sem nenhuma sequela. "Esse é o primeiro caso desse tipo que atendo aqui no hospital. A peculiaridade do acidente é que a ponta do arpão penetrou a região entre o canal anterior vertebral e o canal da medula. Caso o objeto atingisse apenas um centímetro para dentro, a paciente ficaria tetraplégica; se atingisse um centímetro para fora, alcançaria uma artéria que irriga o cérebro, levando-a ao óbito",  explicou Allan da Costa, neurocirurgião que operou Elisangela.
De acordo com o médico, somente nas próximas 48 horas será possível avaliar se a paciente ficará ou não com alguma sequela. "Ela está movimentando os dois lados, mas com pouca força no lado direito. Precisamos esperar a suspensão da sedação e retirar a traqueostomia para fazer uma avaliação completa. Se tudo der certo, ela terá alta em uma semana", completou o médico.
Homem se feriu com arpão em Petrópolis
Em abril deste ano, Bruno Barcellos de Souza Coutinho, de 34 anos, atirou um arpão contra a própria face em Petrópolis, Região Serrana do Rio, atingindo o olho esquerdo e perfurando o crânio. Bruno se feriu acidentalmente na noite do dia 14 de abril quando limpava um arpão de pesca. Ele deu entrada no Hospital Santa Teresa, no dia 15, lúcido, depois de ter ficado cerca de 10 horas com o arpão alojado na cabeça. No mesmo dia, ele passou por uma cirurgia de emergência para a retirada do artefato. No dia 16 de abril, o paciente passou pela segunda cirurgia, dessa vez com a equipe de oftalmologia. No procedimento, os médicos conseguiram preservar o globo ocular, no entanto, a visão do olho esquerdo atingido foi perdida.
Outro caso com arpão
Em março de 2009, outra vítima de um acidente com arpão foi atendida com sucesso no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caixas, na Região Metropolitana do Rio. O pintor de automóveis Emerson de Oliveira Abreu teve a cabeça perfurada por um arpão enquanto praticava caça submarina. Um amigo que o acompanhava em um barco, viu quando ele se feriu embaixo d'água e pediu ajuda. Bombeiros do Grupamento de Socorro de Emergência prestaram os primeiros-socorros e levaram o mergulhador para o hospital estadual, onde ele foi submetido a uma delicada cirurgia para a retirada do artefato.
O arpão, segundo os médicos, penetrou 25 centímetros da região frontal direita do cérebro do paciente. Na época, o médico que realizou a cirurgia afirmou que o paciente não perdeu a visão por milímetros." A lança passou por trás do globo ocular, perto do nervo ótico. Havia muito edema na região orbital. O arpão passou perto da artéria que vasculariza o cérebro, a carótida. Se ela fosse atingida, dificilmente ele sobreviveria", explicou o neurocirurgião Manoel Moreira.
Foram 10 dias de internação sem a necessidade de uma segunda cirurgia. De lá pra cá, Emerson voltou a trabalhar e segundo seus familiares, leva uma vida normal e produtiva.









sexta-feira, 3 de maio de 2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

CRONOGRAMA 1º SEMESTRE DE 2013:


Segunda feira:

07:00 - Visita clínica com todos residentes e preceptores. 

08:30 - Ambulatório no Hospital São Sebastião com uma preceptor, dois R3 e um R2. 

08:30 às 10:00 - Enfermaria no HRA com dois R1 e um R2 supervisionando.

10:00 às 17:00 - Cirurgia em bloco cirúrgico no Hospital Regional do Agreste com um preceptor e todos os residentes.

14:00 às 17:00 - Estomatologia com um R1 na faculdade de odontologia de caruaru

17:00 às 19:00 - Reunião clínica no HRA com todos residentes e  preceptores (apresentações de seminários, discussão de artigos e protocolos).

19:00 às 22:00 - Cirurgia oral menor na faculdade de odontologia de caruaru com um R1 e um R2

Plantão 12 horas noturno de um R3


Terça feira:

07:00 às 08:00 - Enfermaria no HRA com dois R1 e um R2 supervisionando

13:00 - Cirurgia em bloco cirúrgico no HRA com um preceptor, um R3, um R2 e um R1

13:00 - Ambulatório no Hospital São Sebastião com um preceptor, um R3, um R2 e um R1

Plantão 12 horas noturno de um R3


Quarta feira: 

07:00 às 08:00 - Enfermaria no HRA com um R1 e um R2 supervisionando

07:00 - Ambulatório no Hospital São Sebastião com um preceptor, um R1 e um R2

08:00 - Cirurgia em bloco cirúrgico no HRA com um preceptor dois R3, um R2 e um R1

14:00 às 17:00 - Cirurgia oral menor na faculdade de odontologia de caruaru com um R1 e um R2

Plantão 12 horas noturno de um R2


Quinta feira:

07:00 às 08:00 - Enfermaria no HRA com dois R1 e um R2 supervisionando

08:00 - Cirurgia em bloco cirúrgico no HRA com um preceptor um R3, um R2 e um R1

13:00 - Ambulatório no hospital São Sebastião com um preceptor, um R3 e um R1

Plantão 24 horas de um R2


Sexta feira:

07:00 - Enfermaria no HRA com um R1 e um R2 supervisionando

08:00 - Cirurgia oral menor no Hospital São Sebastião com um R2 e um R1

Plantão 12 horas diurno de um R2


Sábado: 

08:00 Enfermaria + Plantão 24 horas com um R1 


Domingo:

08:00 Enfermaria + Plantão 24 horas com um R1



OBS:

  •  Haverá durante esse período a ausência de algum residente, pois o mesmo estará rodando em outra área médica ( cirurgia cabeça e pescoço, otorrino, cirurgia plástica, UTI, anestesiologia).
  • O período noturno livre é destinado para pesquisa e preparação de artigos para publicação. 
  • As cirurgias no HRA e o ambulatório no Hospital São Sebastião não tem hora prevista para terminar. 

domingo, 3 de março de 2013

Stefan Struve mostra tomografia em 3D da mandíbula quebrada


O holandês Stefan Struve não estava brincando quando disse que havia quebrado a mandíbula com o cruzado de esquerda desferido por Mark Hunt neste sábado, no UFC Japão 2013. Neste domingo, ele publicou em seu perfil uma imagem da tomografia computadorizada 3D de sua cabeça. A mandíbula aparece totalmente partida na ponta direita do queixo.
Struve e Hunt fizeram um bom combate no coevento principal do UFC Japão 2013, que durou três rounds. No terceiro, o neozelandês, mesmo exausto, superou a diferença de altura de 36cm (tem 1,77m, contra 2,13m de Struve) e acertou um cruzado de esquerda que nocauteou o holandês. O árbitro Herb Dean ainda queria que a luta continuasse, mas Struve reconheceu o nocaute ao sentir que sua mandíbula havia quebrado.

                                                 
Vídeo do momento do nocaute onde ocorre a fratura da mandíbula

Com essa moda de UFC, os consultórios dos Cirurgiões BucoMaxilo não ficarão vazios!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O HRA será representado nos congressos de 2013



                                                       
  

                         SITE                                                           SITE




                  

                                                            SITE

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

HRA: residentes de buco-maxilo facial batem recorde de cirurgias

Ao todo, foram mais de 360 cirurgias em 2011


Em 2011, a equipe de Buco-Maxilo Facial do Hospital Regional do Agreste (HRA) bateu o recorde em cirurgias realizadas. Ao todo, foram 360 procedimentos. A quantidade se deve ao fato de o hospital ser referência no atendimento aos grandes traumas (tiros, facadas e acidentes de trânsito). Sendo assim, existe uma demanda muito grande de pacientes que dão entrada na unidade de saúde apresentando politraumatismos, incluindo os traumas faciais.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Postagens mais recentes Página inicial